Sofisticação, praticidade, controle e eficiência

O que é Automação Hoteleira?

Você sabia que a automação hoteleira pode transformar completamente a experiência dos seus hóspedes e ainda otimizar custos operacionais?

Da recepção ao quarto, o uso de sistemas inteligentes, sensores e comandos modernos pode elevar o padrão de atendimento e a percepção de valor do seu hotel. Neste artigo, descubra como a automação pode ser aplicada em diferentes áreas do hotel, quais tecnologias estão envolvidas e veja exemplos de sucesso no Brasil e no mundo.

Automação hoteleira é um conjunto de recursos de sistemas e dispositivos aplicados à hotéis que provê serviços administrativos, de atendimento, gestão, operação e controle.

Processos como reservas, atendimento, governança, dispositivos e sistemas aplicados à infraestrutura tais como iluminação, áudio & vídeo, rede de internet e energia são alguns dos exemplos que merecem a atenção dos gestores e que podem ser otimizados com a automação.

A tecnologia, portanto, permite que tarefas manuais sejam automatizadas por meio de sistemas e dispositivos, direcionando os colaboradores para atividades que exigem maior poder de decisão, racional e estratégico. Tudo isso impacta diretamente no aumento da satisfação do hóspede, melhoria operacional e redução de custos.

Com a automação, os hotéis podem melhorar sua eficiência operacional e percepção de valor oferecendo uma experiência mais conveniente e personalizada para os hóspedes.

Benefícios da Automação para Hotéis

A automação apresenta vários benefícios para hotéis, incluindo:

  • Aumento da Eficiência: É um benefício bem tangível onde a automação mitiga esforços operacionais, agiliza a operação, reduz perdas e erros.
  • Melhoria na Comunicação: Sistemas integrados permitem uma comunicação eficaz entre diferentes setores do hotel e com os hóspedes.
  • Economia de Custos: Redução de custos operacionais, de energia e manutenção.
  • Aumento da Satisfação do Hóspede: Experiências personalizadas, sofisticação, modernidade e conforto com recursos automatizados aumentam a satisfação e a fidelidade dos hóspedes.

Impacto da automação na experiência dos hóspedes nos diversos pontos de contato com o hotel durante a hospedagem:

  • Menu de serviços por página web, com este recurso os hóspedes podem consultar e até solicitar serviços, como limpeza de quarto, reservas em restaurantes, diretamente de seus dispositivos móveis.
  • Controle intuitivo da iluminação, com requinte, sofisticação e praticidade igualmente controláveis por templates web bem como por modernos painéis touch e displays de acesso.
  • Comandos para áudio & vídeo, ar-condicionado e cortinas, tudo na palma da mão personalizados por tipo de quarto e elementos disponíveis ao hóspede.
  • Comandos por assistentes de voz, incrementam a percepção de conforto e praticidade.

 

 

Tecnologias associadas à automação hoteleira:

  • Sistemas de Gestão de Propriedade (PMS): Gerenciam reservas, check-ins e check-outs, facilitando a comunicação entre os setores do hotel.
  • IoT (Internet das Coisas): Permite que dispositivos, como termostatos em quartos, pontos de energia sejam controlados com maior comodidade pelos hóspedes.
  • Quartos Inteligentes: Equipamentos que permitem ajustar luzes, temperatura e entretenimento, áudio & vídeo por meio de interfaces web (local) e também com atuadores touch , displays touch e comando de voz.
  • Identificação de ocupação: Recursos de sensores de ocupação permitem efetiva indicação de presença de hóspedes aumentando a eficiência do serviço de quarto, mitigam custos de energia e oferecem mais privacidade aos hóspedes, sem perturbação.

 

Exemplos de Sucesso em Automação Hoteleira

Vários hotéis têm se destacado na implementação eficaz de automação hoteleira:

  • Hilton: Através de seu aplicativo, permite que hóspedes façam check-in, escolham seus quartos e desbloqueiem portas com seus smartphones.
  • Four Seasons: Investe em tecnologia IoT para oferecer quartos inteligentes, onde hóspedes podem controlar tudo pelo celular.
  • Qoya SP e PR: Utilizam tecnologia de automação Iluflex oferecendo quartos inteligentes, onde hóspedes podem controlar tudo pelo celular, por comandos de voz ou displays touch.
  • Rio quente Resort: Assim como o grupo Qoya ,  utilizam tecnologia Iluflex com um inovador sistema de detector de presença mitigando custos de energia e oferecendo um recurso ao serviço de camareiras.
  • Atlante-Recife: Utiliza tecnologia de automação Iluflex oferecendo quartos inteligentes, onde hóspedes podem controlar tudo pelo celular, por comandos de voz ou displays touch, com o ineditismo de acessarem recursos via assistentes de voz em português e inglês.
  • Monâ-Teresina: Utiliza tecnologia de automação Iluflex oferecendo quartos inteligentes, onde hóspedes podem controlar tudo pelo celular, por comandos de voz ou displays touch.